**
NOTÍCIAS : Prémio John Henry Garrod King Medal, atribuído pela Institution of Civil Engineers foi atribuído a José Oliveira Pedro e António Reis : A GRID International encontra-se certificada, desde Setembro de 2016, pela nova ISO 9001:2015 : GRID International reforça presença na África Oeste com a criação da GRID WEST AFRICA : Desde 1980 a projectar o futuro. Projectámos agora uma nova imagem para a GRID!

Equipa

António Reis nasceu no Funchal em 1949, tendo concluído em 1972 a licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, Portugal. Em 1977 concluiu o Doutoramento (PhD) na Universidade de Waterloo – Canadá, tendo realizado a sua agregação pelo IST em 1981. Em 1980 é ainda designado investigador convidado, Science Research Fellow, pela Universidade de Surrey na Inglaterra.

Foi Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil do IST desde 1985, tendo sido o responsável pelo núcleo de disciplinas de Pontes e Estruturas Especiais. Foi também Vogal do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes e Presidente do Departamento de Engenharia Civil do IST entre 1996-98. É ainda Professor Convidado da EPFL, Lausanne- Suíça e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, sendo também representante nacional para o eurocódigo de Estruturas de Aço.

Iniciou a sua actividade profissional em 1972, tendo estado sempre ligado ao projecto, ao ensino e à investigação no domínio das pontes e estruturas especiais. Em 1980 fundou a empresa GRID – Consultas, Estudos e Projectos de Engenharia, Lda, hoje denominada GRID International - Consulting Engineers.

Desenvolveu a sua actividade de estudos e projecto a nível nacional e internacional em cerca de 20 países, na Europa, África, Ásia e Médio Oriente, tendo sido responsável pela concepção e direcção técnica de variadíssimas pontes e estruturas especiais, nomeadamente, pontes construídas por avanços sucessivos, pontes de tirantes e coberturas de grande vão para estádios.

No decorrer da sua intensa actividade Professional, recebeu vários prémios e menções honrosas pela sua actividade técnico-cientifica, nomeadamente, o Prémio Sécil de Engenharia Civil 1997, pelo projecto da Ponte João Gomes, Prémio da Academia Real das Ciências da Bélgica em 2002, pelas suas “contribuições para as técnicas de construção de pontes e engenharia civil”, Prémio da European Convention for Construction Steelwork (ECCS) atribuído em 2005 à cobertura metálica do estádio do Dragão, Prémio da European Convention for Construction Steelwork (ECCS), atribuído em 2008 ao trabalho” Extending the lifespan of Luiz I Bridge in Oporto”, cujos projectos foram da sua responsabilidade e Prémios da IABSE e ICE (2014). Foi também Condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito Profissional (2006), atribuída pela Presidência da República Portuguesa.

É co-autor de dois livros técnicos e autor de varias publicações em revistas e comunicações a congressos internacionais, nomeadamente da American Society of Civil Engineers (ASCE), International Association for Bridges and Structural Engineering (IABSE), Federation Internationale de la Precontrainte (FIP), Comité Euro-Internationale du Beton (CEB), European Convention for Construction Steelwork (ECCS), Comité Euro-Internationale du Beton (CEB), and Structural Stability Research Council (SSRC).

Actualmente ocupa funções como Director Técnico da GRID International - Consulting Engineers, acumulando com o cargo de Presidente do Conselho Consultivo.

 

António Reis

design by SUBVERT
Copyright © GRID INTERNATIONAL 2014
Disclaimer